sábado, 14 de janeiro de 2012

Adaptação da criança ao Jardim de Infância

Adaptação da criança ao Jardim de Infância

O Jardim de Infância é um momento e um tempo de socialização para a criança que se diferencia daqueles que ela viveu até essa altura por acontecer num espaço novo, com muitas pessoas novas e longe das figuras parentais e/ou outras significativas.
Por este motivo, é importante que este momento decorra com a maior serenidade e afecto possíveis, mas também sem hesitações, para que a criança sinta esta nova etapa como uma situação segura e acolhedora – um caminho por onde se pode aventurar sem receio.

Aqui estão algumas sugestões, para os pais ajudarem os seus filhos a  se adaptarem ao Jardim de Infância;

·         Os pais não devem demonstrar a sua ansiedade ao filho e, sim, tratar com naturalidade o primeiro contacto com a escola.

·         Converse bastante com a criança, explicando-lhe o que vai ocorrer com ela, sem ocultar dados ou inventar histórias.

·         Não crie grandes expectativas na criança quanto ao universo escolar. Dê a ela autonomia e liberdade necessárias para descobrir o que a escola  lhe pode oferecer.
·         Ao deixar o seu filho, na porta da escola, não use “artifícios” para distraí-lo e poder ir embora. Mesmo que chore ou faça uma birra, é melhor que ele a/o veja indo embora, do que pense que você desapareceu de repente. Despeça-se dele com um beijinho… e um até logo…

·         É fundamental que os pais não se atrasem para irem buscar os filhos, para que eles não tenham a terrível sensação de que não voltarão para casa. Os filhos sentem-se mais seguros ao ver os pais à porta da escola.
·         No período de adaptação escolar da criança, não deixe de levá-la à escola.

·         Não mude os hábitos da criança durante o período de adaptação, tais como; deixar de usar fraldas ou a chupeta, por exemplo.